Roteiro de 7 dias na Escócia
- Promo Passagens Europa
- 21 de jul. de 2020
- 5 min de leitura
Atualizado: 5 de fev. de 2022
Neste post você vai ver as melhores dicas para viajar - barato - na Escócia, baseado nas nossas experiências de viagem. O roteiro tem 7 dias e conta com uma roadtrip, portanto, se prepare para dirigir na mão inglesa (não é tão difícil assim hahah).
A Escócia tem dois aeroportos principais de entrada, o de Glasgow e o de Edimburgo. Ambos tem, seguidamente, boas promoções de passagens aéreas pela Ryanair. O lugar mais imperdível da Escócia, em nossa opinião, é Edimburgo. Assim, você teria duas opções de vôos para este roteiro: ou compra passagem de ida e volta por Edimburgo, ou ida por Edimburgo e volta por Glasgow (ou ao contrário). Se adicionar Glasgow, fique pelo menos 1 dia a mais para conhecer a maior cidade da Escócia.
Dica extra: modo mais econômico para ir do Aeroporto de Edimburgo até o centro.
Para ir do Aeroporto de Edimburgo até o centro tem as várias formas tradicionais - taxi, transfer, uber ou ônibus. Se você está no modo econômico, obviamente vai escolher o ônibus. O transporte público em Edimburgo é muito bom e seguro. Entretanto, para pegar o ônibus no aeroporto, você paga mais caro - mesmo sendo o ônibus municipal.
Por isso, se você está no modo ultra econômico - como a gente tava - uma alternativa mais barata é sair do aeroporto a pé e pegar o ônibus na rodovia, que sai por cerca de 1/3 do valor (o valor depende do horário e para onde você vai, pegamos de noite para o centro e deu menos de 2£ por pessoa, e ainda, porque a gente tava sem moeda e era tarde, o motorista deixou a gente pagar menos..., mas não conte com essa bondade hahah). Mas cuidado, fica o alerta que a parada de ônibus mais próxima fica cerca de 1km do portão de desembarque. E se você - como nós - chegar no voo noturno, terá que caminhar mais de 2 km até a parada da Glasgow Road para encontrar um ônibus para o centro neste horário (pense bem antes de fazer isso! Esfria bastante de noite - ainda mais no inverno - e acabamos gastando o dobro em medicamentos porque pegamos a pior gripe da vida!! Aqueles perrengues em que o barato custou caro).
Por isso, já vai aquela dica: a escócia tem o tempo muuito imprevisível! Não deixe de fazer um seguro viagem com cobertura de despesas médicas... até mesmo os mais fortes podem sofrer com isso hahah Sempre recomendamos o seguro da IATI que tem planos a partir de 0.50€ por dia! Com nosso link de afiliado vocês ganham 5% de desconto.
Edimburgo: 2 dias
Chegando em Edimburgo, nosso concelho é tirar pelo menos dois dias inteiros para conhecer a cidade. O centro histórico é de estilo medieval e bem conservado, característico pelos edifícios de pedra escura que certamente vão te lembrar de diversos livros e filmes inspirados lá. Se o tempo tiver bom (mas também se não tiver, não tem muita alternativa), o melhor jeito de conhecer o centro histórico é a pé. Não deixe de fazer um free walking tour para conhecer as histórias por trás de todos aqueles edifícios e ruelas, que são muitas! Faça um almoço rápido, aproveitando para provar um fish & chips e uma bebida diferente nas banquinhas do parque West Princes Street Gardens.
No centro histórico não deixe de visitar o Castelo de Edimburgo (se você está no modo super econômico e não quiser pagar a entrada, vale a pena ir até lá para ver a vista e as muralhas).

No segundo dia na capital da Escócia, aproveite para entrar nas atrações que mais gostou e visitar aqueles lugares um pouco mais afastados. O museu nacional da Escócia é uma ótima opção (ainda mais se estiver chovendo). O Calton Hill e o Real Jardim Botânico também valem a visita. Se estiver ventando, reforce o agasalho para subir no Calton Hill!
Para hospedagem em Edimburgo aconselhamos ficar em um Airbnb, porque os valores de hotel e até hostel podem ser um pouco elevados por lá. Para se deslocar do centro até a sua hospedagem, já sabe, vá de ônibus!
Dia 3: Edimburgo -> Inverness
Acorde cedo e retire o carro. Organize o aluguel com antecedência para não perder tanto tempo com os tramites, aconselhamos reservar no Rentalcars, usando nosso link ;).
O dia vai ser de roadtrip, então passe no mercado e compre guloseimas e energético. Ainda, pode preparar um almoço piquenique para comer na estrada com uma vista bonita.
O tempo de viagem entre Edimburgo e Inverness é de cerca de 4 horas. Entretanto, aproveite para prolongar esse tempo parando nos vários castelos que tem pelo caminho, indicamos o Castelo Glamis, o Castelo Balmoral e o Castelo Ballindalloch. O caminho é lindo e você vai aos poucos entrando nas famosas highlands, até chegar em Inverness, onde aconselhamos passar 2 noites (1 dia).
Dia 4: Inverness
Inverness é uma cidade histórica muito charmosa e que vale conhecer com calma. Os principais pontos a conhecer na cidade são o centro histórico e o Lago Ness. Sim, é aqui que fica "hospedado"o mitológico monstro do lago ness.
Se afastando do centro, pode visitar o campo de batalha Culloden, uma das batalhas mais famosas da história da Escócia. Este é um lugar que, se você tiver orçamento, vale contratar um guia para se aprofundar na história escocesa e entender a importância daquele campo. Se está no modo econômico, pesquise a história no google e youtube que vale a pena!
Inverness ficou bastante famosa pela série Outlander, e foi por isso que chamou atenção no nosso roteiro. Mas desculpa decepcionar, a série não foi filmada lá. Portanto, não vai conseguir ver onde Claire "desapareceu".

Dia 5: Inverness -> Glenfinnan -> Fort Willian
Hora de pegar a estrada de novo rumo à Fort Willian. Acorde cedo e prepare as guloseimas. Faça parada em Invermoriston Falls, Loch Loyne viewpoint e Glenfinann Viaduct (aquele que apareceu em Harry Potter). Aproveite as vistas e pare para descobrir novos lugares. Aconselhamos dormir em Fort Willian por 2 noites, por que nos pareceu ter mais opções de hospedagem e assim você não precisa trocar mais uma vez de hotel/airbnb.
Dia 6: Fort Willian
No dia 6 da viagem conheça Fort Willian, a segunda maior cidade das highlands escocesas. É também uma cidade histórica, por isso sempre vale a pena conhecer o centro histórico, tendo como pontos mais importantes o castelo Old Inverlochy e Great Glen Way.
Mas, pelo que Fort Willian é mais conhecido são as atividades na natureza, por causa da proximidade com as montanhas Munro. Aproveite para fazer uma trilha! Uma boa opção é se aventurar nas redondezas da Steall Waterfall. Consulte os moradores locais para perguntar qual a trilha mais indicada na época do ano que você está visitando.
Dia 7: Fort Willian -> Edimburgo
No último dia de viagem, acorde cedo para partir rumo a Edimburgo. No caminho, você vai passar pelas passagens mais famosas das highlands. É um trajeto de cerca de 3 horas pegando a rota que passa pelo Loch Lomond National Park, e se estiver disposto pare ao longo do caminho em Glencoe, no Meeting of Three Waters e no Site of Hagrid's Hut (sim, outro lugar das gravações de Harry Potter). Chegando em Edimburgo, devolva o carro e se dirija ao aeroporto, ou descanse dormindo mais uma noite na capital.
Está programando a viagem e falta reservar a hospedagem? Use nossos links! Assim você ajuda a página e não paga mais nada por isso.
Já foi para a Escócia e tem alguma dica? Acesse a página inicial e preencha o formulário de Dica dos Seguidores!
Comments